O Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal, permite que estudantes com até 19 anos, matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal possam conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Para participar, as unidades escolares (UE) estão convidadas a promover internamente a produção de redações com o tema: “Emergência Climática”. É importante que sejam seguidos os critérios constantes no regulamento, que pode ser acessado por meio deste link.
As escolas deverão selecionar uma única redação dentre aquelas redigidas pelos estudantes e encaminhar para a Diretoria de Ensino até o dia 30 de abril de 2025 juntamente com os demais documentos, abaixo listados:
- Ficha de inscrição disponível no site do programa Jovem Senador;
- Cópia do RG do aluno e do professor orientador;
- Cópia do CPF do aluno e do professor orientador;
- Folha de redação disponível no site do programa Jovem Senador.
Caberá à Diretoria de Ensino selecionar uma única redação, dentre todas aquelas enviadas pelas escolas, e encaminhá-la para a Coordenação Estadual.
O estudante que tiver sua redação selecionada pelo Senado Federal participará da “Semana de Vivência em Brasília”, de 18 a 22 de agosto de 2025, em Brasília-DF, juntamente com o seu professor orientador. As despesas decorrentes de transporte, alimentação e hospedagem serão custeadas pelo Senado Federal.
Para maiores informações sobre o programa, basta acessar o site clicando aqui.