Quem somos

A Diretoria de Ensino – Região de Piraju tem como sede o município de Piraju, que em 2002 transformou-se em Estância Turística,  título atualmente restrito a um grupo de 29 municípios paulistas. Está localizado no sudoeste do estado de São Paulo, na região do Vale do Paranapanema, próximo à divisa com o estado do Paraná.  Cortado pelo Rio Paranapanema o município oferece aos seus visitantes a apreciação de paisagens com fauna e flora belíssimas.
Denominada antigamente de Delegacia Ensino de Piraju, a Diretoria foi criada por Decreto nº 26.583, de Janeiro de 1987, publicado a 06 de janeiro de 1987, instalada na Rua José Lourenço Alvarez, s/n, Piraju, tendo como Delegado de Ensino o Prof. Marcos Augusto Pereira Pellicer, e como jurisdicionados os seguintes municípios: Coronel Macedo, Taquarituba, Barão de Antonina, Itaporanga, Piraju, Sarutaiá, Taguaí e Tejupá. Em 1991 a sede passou a ser na Rua 13 de maio, s/n, centro, Piraju. Quatro anos mais tarde, em 1995, assume como Delegada de Ensino a Prof.ª Maria Lúcia Leonel D’ Ercole. Neste momento, em virtude da reorganização foi desativada a EE Prof. João Baptista da Rocha Correa, desta forma a sede foi novamente mudada, agora para a Praça Prof. Paulo Henrique, 155, Vila São José, Piraju, onde permanece até a presente data.
Em 1996 assume como delegado de ensino o Prof. Reinaldo Antonio Fávaro. Com a reorganização a Delegacia de Ensino passa a denominar-se Diretoria de Ensino – Região de Piraju, por Decreto n.º 43.498, de 09 de abril de 1999, publicado a 10 de abril de 1999 atendendo os seguintes municípios: Piraju, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Fartura, Iaras, Itaí, Manduri, Óleo, Sarutaiá, Taguaí, Tejupá e Timburi.   Por meio do Decreto n.º 49.620, de 25 de maio de 2005, publicado a 26 de maio de 2005, é alterada a área de jurisdição para os seguintes municípios, que permanecem até hoje: Fartura, Óleo, Manduri, Piraju, Taguaí, Sarutaiá, Tejupá e Timburi.
A  partir  de  08  de  maio  de 2007  assume  como  Dirigente Regional de Ensino  a Prof.ª Maria Ignez Carlin Furlan, a qual permaneceu até 11/05/2017. Após isso, assumiu a Sra. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon, estando até a presente data.
Sob sua jurisdição a Diretoria conta com 16 unidades escolares, inclusive um CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, um CEL – Centro de Estudo de Línguas e uma unidade do PEI – Programa de Ensino Integral.
Também são subordinadas 24 escolas municipais, 06 particulares e 02 particulares/filantrópicas.
O Organograma da Diretoria é formado: pelo Gabinete – Dirigente Regional de Ensino, a Equipe de Supervisão de Ensino, o Núcleo Pedagógico, a Assistência Técnica, o Núcleo de Apoio Administrativo e pelos Centros de Recursos Humanos – CRH; de Administração, Finanças e Infraestrutura – CAF; e de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar – CIE.
A estrutura organizacional é composta: pela parte física, com instalações e prédios, todos muito bem conservados, limpos, bonitos, funcionais e com espaços adequados ao desenvolvimento eficiente da aprendizagem, proporcionando assim, um ambiente agradável e acolhedor a toda comunidade escolar; e pela parte humana, incumbida das atividades pedagógicas, administrativas, funcionais, jurídicas, econômicas e financeiras, e que é a grande responsável por garantir a missão da Diretoria, a de “Assegurar Ensino e Aprendizagem com Qualidade”.
Tendo como foco a qualidade do ensino e da aprendizagem, presentes em sua Proposta Pedagógica, a Diretoria tem como visão ser referência em educação, tendo como base os valores: ética, transparência, compromisso, responsabilidade social, isonomia, sustentabilidade, eficiência e equidade, que direcionam os eixos de avaliação, planejamento, formação, acompanhamento, socialização, gestão, integração e replanejamento.