Quem somos

A Diretoria de Ensino – Região de Piraju tem como sede o município de Piraju, que em 2002 transformou-se em Estância Turística, título atualmente restrito a um grupo de 29 municípios paulistas. Está localizado no sudoeste do estado de São Paulo, na região do Vale do Paranapanema, próximo à divisa com o estado do Paraná. Cortado pelo Rio Paranapanema o município oferece aos seus visitantes a apreciação de paisagens com fauna e flora belíssimas. Denominada antigamente de Delegacia Ensino de Piraju, a Diretoria foi criada por Decreto nº 26.583, de Janeiro de 1987, publicado a 06 de janeiro de 1987, instalada na Rua José Lourenço Alvarez, s/n, Piraju, tendo como Delegado de Ensino o Prof. Marcos Augusto Pereira Pellicer, e como jurisdicionados os seguintes municípios: Coronel Macedo, Taquarituba, Barão de Antonina, Itaporanga, Piraju, Sarutaiá, Taguaí e Tejupá. Em 1991 a sede passou a ser na Rua 13 de maio, s/n, centro, Piraju. Quatro anos mais tarde, em 1995, assume como Delegada de Ensino a Prof.ª Maria Lúcia Leonel D’ Ercole. Neste momento, em virtude da reorganização foi desativada a EE Prof. João Baptista da Rocha Correa, desta forma a sede foi novamente mudada, agora para a Praça Prof. Paulo Henrique, 155, Vila São José, Piraju, onde permanece até a presente data.

Em 1996 assume como delegado de ensino o Prof. Reinaldo Antonio Fávaro. Com a reorganização a Delegacia de Ensino passa a denominar-se Diretoria de Ensino – Região de Piraju, por Decreto n.º 43.498, de 09 de abril de 1999, publicado a 10 de abril de 1999 atendendo os seguintes municípios: Piraju, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Fartura, Iaras, Itaí, Manduri, Óleo, Sarutaiá, Taguaí, Tejupá e Timburi. Por meio do Decreto n.º 49.620, de 25 de maio de 2005, publicado a 26 de maio de 2005, é alterada a área de jurisdição para os seguintes municípios, que permanecem até hoje: Fartura, Óleo, Manduri, Piraju, Taguaí, Sarutaiá, Tejupá e Timburi.

A partir de 08 de maio de 2007 assume como Dirigente Regional de Ensino a Prof.ª Maria Ignez Carlin Furlan, a qual permaneceu até 11/05/2017. Posteriormente, assumiu a Profª. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon, permanecendo até 31/05/2023.

Com a publicação da designação no DOE (Diário Oficial do Estado) em 07/06/2023 (Despacho do Secretário de Educação de 06/06/2023, retificado pelo despacho de 12/06/2023), iniciou o trabalho à frente da Diretoria de Ensino – Região de Piraju, a partir de 01/06/2023, a professora Elaine Maria Nocera Kaizer. Elaine Kaizer foi ganhadora do Prêmio Professor Nota 10 no ano de 2003, promovido pela Revista Nova Escola. Desde 2014 exercia a função de Supervisora de Ensino na DER Piraju, sendo responsável pela Educação Especial da região.

A nova Dirigente foi aprovada e primeira colocada na região de Piraju, no processo seletivo para Dirigentes Regionais de Ensino nas 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, através do “Curso para Formação de Gestores com Foco no Conteúdo Pedagógico” e “Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) 1ª Edição/2023” desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) em parceria com o Grupo Cia. de Talentos.

Sob sua jurisdição a Diretoria conta com 16 unidades escolares, inclusive um CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, um CEL – Centro de Estudo de Línguas e uma unidade do PEI – Programa de Ensino Integral. Também são subordinadas 24 escolas municipais, 06 particulares e 02 particulares/filantrópicas. O Organograma da Diretoria é formado: pelo Gabinete – Dirigente Regional de Ensino, a Equipe de Supervisão de Ensino, o Núcleo Pedagógico, a Assistência Técnica, o Núcleo de Apoio Administrativo e pelos Centros de Recursos Humanos – CRH; de Administração, Finanças e Infraestrutura – CAF; e de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar – CIE.

A estrutura organizacional é composta: pela parte física, com instalações e prédios, todos muito bem conservados, limpos, bonitos, funcionais e com espaços adequados ao desenvolvimento eficiente da aprendizagem, proporcionando assim, um ambiente agradável e acolhedor a toda comunidade escolar; e pela parte humana, incumbida das atividades pedagógicas, administrativas, funcionais, jurídicas, econômicas e financeiras, e que é a grande responsável por garantir a missão da Diretoria, a de “Assegurar Ensino e Aprendizagem com Qualidade”.

Tendo como foco a qualidade do ensino e da aprendizagem, presentes em sua Proposta Pedagógica, a Diretoria tem como visão ser referência em educação, tendo como base os valores: ética, transparência, compromisso, responsabilidade social, isonomia, sustentabilidade, eficiência e equidade, que direcionam os eixos de avaliação, planejamento, formação, acompanhamento, socialização, gestão, integração e replanejamento.