Programas/Projetos

Programa Escola da Família

Responsáveis: Rose Helen R. Ramos Garcia – PCNP Projetos Especiais / Silvia Helena Novaga Baqueta – Supervisor de Ensino

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor. Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

Maiores informações: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/default.htmlsc

 

CEL – Centro de Estudo de Línguas  de Piraju

Responsáveis: Camilla Carla Salesi – PCNP LEM / Eliane Socorro de Almeida Oliveira – Supervisor de Ensino

Oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas é o objetivo do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 unidades disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês, conforme a demanda de cada região.
Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos.
O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/centro-estudo-linguas

Editais e Publicações:

(07/02/2017) Processo de Credenciamento para o Ano Letivo de 2017 – CEL – Centro de Estudos de Línguas – 2ª chamada

A Dirigente Regional de Ensino, Região de Piraju, com fundamento na Resolução SE 3/2011, Resolução SE 72/2016, Resolução SE 44/2014 e Portaria CGRH 01, de 05-09-2014, republicada de 02-10-2014, torna público a abertura de novas inscrições para o processo de credenciamento de professores de Educação Básica II, interessados em atuar nos Centros de Estudos de Línguas jurisdicionados a esta Diretoria de Ensino.

Clique aqui: Edital-CEL 02 de 03

(21/12/2016) Resultado do Credenciamento do Centro de Línguas – CEL

Clique Aqui: Resultado_Credenciamento_CEL

Programa Qualidade de Vida

Responsáveis: Assistência Técnica e CRH (Centro de Recursos Humanos) – DE de Piraju

A Qualidade de Vida é tida como um conjunto de condições que contribuem para o bem físico, psíquico, emocional, para os relacionamentos interpessoais, para a responsabilidade ambiental, para uma boa cultura e clima organizacional, enfim, para tudo aquilo que permite o desenvolvimento pleno do ser humano. Diante disso, foi criado em 2012, na Diretoria de Ensino – Região de Piraju, o Programa Qualidade de Vida, com a proposta de promover informação, conscientização, debate e integração por meio de diversas atividades voltadas a melhoria da qualidade de vida de todos os profissionais da Diretoria de Ensino. Referido Programa está alicerçado no Inciso III, do artigo 75, do Decreto n. 57.141/2011 e objetiva promover a qualidade de vida dos servidores desta Diretoria de Ensino no trabalho e fora dele. De modo a se alinhar as premissas do amplo conceito de Qualidade de Vida, o Programa se subdivide nos seguintes eixos temáticos: a) cuidados com a saúde em geral; b) cuidados com a saúde no ambiente de trabalho; c) humanização e lazer; e d) proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

CEEJA DE PIRAJU (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos)

Responsável: Silvia Helena Novaga Baqueta – Supervisor de Ensino

O CEEJA é uma instituição de ensino de organização didático-pedagógica diferenciada e funcionamento específico, com o objetivo de oferecer cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O CEEJA é destinado a alunos que não cursaram ou não concluíram as etapas da educação básica, correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

O aluno recebe material didático e roteiros de estudos elaborados pelos professores e, dependendo de sua disponibilidade de tempo, poderá comparecer ao CEEJA quantas vezes forem necessárias para receber orientações, sanar dúvidas com os professores, participar de oficinas ou palestras desenvolvidas pela instituição e realizar as avaliações parciais e finais.

Editais e Publicações:

(23/12/2016) Resultado do Credenciamento do CEEJA-2017.

Clique Aqui: Classificacao – Credenciamento CEEJA 2017

Programa Ensino Integral (PEI)

Responsáveis: Samira Rosane D. Gabriel – PCNP E. Integral /  João Benedito de Almeida Lolico – Supervisor de Ensino

Atualmente, 297 unidades oferecem o novo modelo de ensino em tempo integral, que atendem mais de 91 mil estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e jornada de oito a nove horas em média.
Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/escola-tempo-integral

Editais e Publicações:

Processo de Credenciamento 2016 – Atuação 2017. CONVOCAÇÃO DE DOCENTES PARA ATRIBUIÇÃO DE VAGA E ADESÃO AO REGIME DE DEDICAÇÃO PLENA E INTEGRAL
A Dirigente Regional de Ensino, nos termos das Resoluções SE 67/2014 e SE 57/2016, convoca os docentes inscritos e classificados para atuação nas escolas participantes do Programa Ensino Integral para sessão de atribuição de vagas e adesão ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI como segue:
I – Vagas: EE Cel. Nhonhô Braga: 01 (uma) vaga para docentes da Área de Linguagens: Educação Física.
II – Data: 19 de Janeiro de 2017 – Horário: 9 horas – Local: Diretoria de Ensino – Região de Piraju – Praça Prof. Paulo Henrique – 155 – Vila São José – Piraju – SP

(16/12/2016) Programa Ensino Integral – Processo de Credenciamento 2016 – Atuação 2017.

Clique aqui: Classifica PEI 2016-2017

Professor Mediador Escolar (PMEC)

Responsáveis: Rose Helen R. Ramos Garcia – PCNP Projetos Especiais / Silva Helena Novaga Baqueta – Supervisor de Ensino

Diante das circunstancias da educação nos dias atuais, e em conformidade com a Resolução SE nº 19, de 12 de fevereiro de 2010, publicada em 13/02/2010, foi instituído o “Sistema de Proteção Escolar” na rede estadual de ensino de São Paulo, considerando-se a necessidade da educação ocorrer em um ambiente escolar democrático, pacífico, tolerante e seguro.
A educação, hoje, enfrenta diversos problemas, ligados às circunstancias de convivência entre os participantes do ambiente escolar, também no seu envolvimento com a sociedade em geral. Eis a motivação para a criação dessa nova função no quadro das escolas da rede estadual de São Paulo. Esse profissional é um professor e assume inovadora atribuição, amparada por legislação própria, publicada em Diário Oficial do Estado no ano de 2010.

Programa Sala de Leitura

Responsáveis: Ana Maria Martins Bonafé – PCNP Língua Portuguesa /  Eliane Socorro de Almeida Oliveira  – Supervisor de Ensino

Livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional. É com toda essa gama de material que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos contam, em um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar. As salas, arejadas e equipadas com mesas e cadeiras, abrigam o acervo da sala de leitura, coordenada por professores e aberta durante a semana nos três períodos de aulas (manhã, tarde e noite).

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/sala-leitura

Rede IntegrAÇÃO de Piraju

A Rede IntegrAÇÃO de Piraju, foi criada em 20/08/2015, com o objetivo de garantir às crianças e adolescentes do município, o direito à educação escolar, bem como elaborar um Plano de Enfrentamento, firmando um Pacto de compromisso para com o atendimento e encaminhamento da criança e do adolescente em situação escolar vulnerável. A Rede tem por objetivo: Implementar uma rede de atenção que garanta às crianças e adolescentes do município de Piraju o direito à educação escolar;Elaborar um Plano de Enfrentamento firmando um Pacto de Compromisso ao atendimento e encaminhamento da criança e do adolescente em situação escolar vulnerável e Refletir acerca das demandas encaminhadas aos psicólogos, Conselhos Tutelares, Poder Judiciário e postos de saúde.

Maiores informações: http://redeintegracao.wixsite.com/rede