Legislação Brasileira sobre pessoas com deficiência – 7ª Edição
Clique no link abaixo para fazer o download do arquivo
Legislação Deficiência – 7ª Edição
Quais são os tipos de Autismo (TEA)
5 Passos para o Diagnóstico do TEA
Como conversar com um autista em sala de aula?
Síndrome de Williams – Beuren
Conheça a Síndrome de Irlen
O direito da pessoa à educação é resguardado pela política nacional de educação independentemente de gênero, etnia, idade ou classe social. O acesso à escola extrapola o ato da matrícula e implica apropriação do saber e das oportunidades educacionais oferecidas à totalidade dos alunos com vistas a atingir as finalidades da educação, a despeito da diversidade na população escolar.
A perspectiva de educação para todos constitui um grande desafio, quando a realidade aponta para uma numerosa parcela de excluídos do sistema educacional sem possibilidade de acesso à escolarização, apesar dos esforços empreendidos para a universalização do ensino.
Enfrentar esse desafio é condição essencial para atender à expectativa de democratização da educação em nosso país e às aspirações de quantos almejam o seu desenvolvimento e progresso.
A escola que se espera para o século XXI tem compromisso não apenas com a produção e a difusão do saber culturalmente construído, mas com a formação do cidadão crítico, participativo e criativo para fazer face às demandas cada vez mais complexas da sociedade moderna.
VIDEOCONFERÊNCIAS – acesse: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca
Orientações sobre Dislexia e TDAH
O Aluno com Transtornos Funcionais Específicos
Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade no Contexto Escolar
CAPE – Identificando Necessidades Educacionais: Deficiência Mental TGD e TDAH
Construindo Adaptações Curriculares para Alunos com Deficiência Intelectual
“Educação para o Trabalho e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”
Aprofundando Conhecimentos Sobre Deficiência Intelectual
Formação Continuada em Educação Especial
O Serviço de Educação Especial e Suas Implicações
O professor da sala regular e os alunos com necessidades educacionais especiais – esclarecimento de dúvidas na HTPC
Desafios Atuais na Intervenção junto ao deficiente auditivo
Exigências da Educação Básica para o Trabalho de Pessoas com Deficiências
Formação em Educação Especial – Deficiência Auditiva, Altas Habilidades e Superdotação
Educação Inclusiva na Rede Estadual – Educação Inclusiva: Atendimento a Alunos Surdos ou com Deficiência Auditiva
Sexualidade na Deficiência Mental
Surdocegueiras e Deficiências Múltiplas – Sensoriais
CARTILHA SOBRE INCLUSAO ESCOLAR
http://www.sbp.com.br/src/uploads/2015/02/Cartilha_Inclusao_Escolar2014.pdf
Transtornos de Aprendizagem
TDAH
O que é TDAH:http://www.tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html
Dicas para pais: http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-para-os-pais.html
Dicas para educadores: http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-para-os-pais.html
Cartilha sobre TDAH: http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/cartilhas-sobre-tdah.html
DISLEXIA
O que é dislexia: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/dislexia/
Perguntas frequentes: http://www.abcdislexia.com.br/perguntas-frequentes.asp
Site sobre dislexia: http://www.abcdislexia.com.br/
LEIS
Resolução SE – 38, de 19-6-2009
Dispõe sobre a admissão de docentes com qualificação na Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas escolas da rede estadual de ensino.
Limita o número de alunos por sala de aula que tenha aluno com deficiência.
Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências.
Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.