Rejane Domingues Garcia – PCNP Educação Especial

Legislação Brasileira sobre pessoas com deficiência – 7ª Edição

Clique no link abaixo  para fazer o download do arquivo

Legislação Deficiência – 7ª Edição

Quais são os tipos de Autismo (TEA)

5 Passos para o Diagnóstico do TEA

Como conversar com um autista em sala de aula?

 

Síndrome de Williams – Beuren

 

Conheça a Síndrome de Irlen


O direito da pessoa à educação é resguardado pela política nacional de educação independentemente de gênero, etnia, idade ou classe social. O acesso à escola extrapola o ato da matrícula e implica apropriação do saber e das oportunidades educacionais oferecidas à totalidade dos alunos com vistas a atingir as finalidades da educação, a despeito da diversidade na população escolar.

A perspectiva de educação para todos constitui um grande desafio, quando a realidade aponta para uma numerosa parcela de excluídos do sistema educacional sem possibilidade de acesso à escolarização, apesar dos esforços empreendidos para a universalização do ensino.

Enfrentar esse desafio é condição essencial para atender à expectativa de democratização da educação em nosso país e às aspirações de quantos almejam o seu desenvolvimento e progresso.

A escola que se espera para o século XXI tem compromisso não apenas com a produção e a difusão do saber culturalmente construído, mas com a formação do cidadão crítico, participativo e criativo para fazer face às demandas cada vez mais complexas da sociedade moderna.

MEC disponibiliza material de apoio material de apoio à Educação Inclusiva​​
 

VIDEOCONFERÊNCIAS – acesse:  http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca

Orientações sobre Dislexia e TDAH

O Aluno com Transtornos Funcionais Específicos

Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade no Contexto Escolar

CAPE – Identificando Necessidades Educacionais: Deficiência Mental TGD e TDAH

Construindo Adaptações Curriculares para Alunos com Deficiência Intelectual

“Educação para o Trabalho e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”

Aprofundando Conhecimentos Sobre Deficiência Intelectual

Formação Continuada em Educação Especial

O Serviço de Educação Especial e Suas Implicações

O professor da sala regular e os alunos com necessidades educacionais especiais – esclarecimento de dúvidas na HTPC

Desafios Atuais na Intervenção junto ao deficiente auditivo

Exigências da Educação Básica para o Trabalho de Pessoas com Deficiências

Formação em Educação Especial –   Deficiência Auditiva, Altas Habilidades e Superdotação  

Educação Inclusiva na Rede Estadual  – Educação Inclusiva: Atendimento a Alunos Surdos ou com Deficiência Auditiva

Sexualidade na Deficiência Mental

​Surdocegueiras e Deficiências Múltiplas – Sensoriais

CARTILHA SOBRE INCLUSAO ESCOLAR

http://www.sbp.com.br/src/uploads/2015/02/Cartilha_Inclusao_Escolar2014.pdf

Transtornos de Aprendizagem

TDAH

O que é TDAH:http://www.tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html

Dicas para pais: http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-para-os-pais.html

Dicas para educadores: http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-para-os-pais.html

Cartilha sobre TDAH: http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/cartilhas-sobre-tdah.html

 

DISLEXIA

O que é dislexia: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/dislexia/ 

Perguntas frequentes: http://www.abcdislexia.com.br/perguntas-frequentes.asp

Site sobre dislexia: http://www.abcdislexia.com.br/ 

LEIS

Resolução SE – 38, de 19-6-2009

Dispõe sobre a admissão de docentes com qualificação na Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas escolas da rede estadual de ensino.

Lei Estadual 15.830/15​

Limita o número de alunos por sala de aula que tenha aluno com  deficiência. 

Lei nº 10098/2000

Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências.

Lei nº 11.126/2005

Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.